top of page
Buscar
Foto do escritorArte Notes.

Uma "Maré" que homenageia a vida e o trabalho árduo dos pescadores


Capa «Maré»

Capa "Maré"

ilustração © Marcos Porto


A 31 de Maio, Dia Nacional do Pescador, será o lançamento do livro-disco que resulta do espectáculo Maré, que se assume como uma homenagem à vida e ao trabalho árduos dos pescadores e das comunidades piscatórias de todo o país.


Cruzando a música tradicional e de autor, alusiva ao mar e à pesca, com a videografia e a literatura portuguesa, o projecto surgiu no âmbito do 80º aniversário da Mútua dos Pescadores, em 2022, tendo já tido a oportunidade de se apresentar ao vivo em Lisboa, Ílhavo, Tavira e Quarteira, sempre com uma forte participação comunitária e entusiasmo do público.


O concerto de apresentação do livro-disco "Maré" será no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, no dia 30 de Maio, pelas 19h00. A entrada é gratuita, mediante reserva e levantamento de bilhete no Auditório Carlos do Carmo e Centro Cultural Convento de São José, limitado à lotação existente.


De forma complementar ao espectáculo, no dia 29 o colectivo irá dinamizar uma oficina de canto tradicional a partir do reportório do espectáculo. O principal objectivo é integrar os participantes, como um coro comunitário, no espectáculo que se irá realizar no dia 30, ao mesmo tempo divulgar o cancioneiro tradicional alusivo à vida e ao trabalho das comunidades piscatórias e, assim, contribuir para que este património imaterial se vá preservando ao longo das gerações. A inscrição é igualmente gratuita, através do email cultura@cm-lagoa.pt, com vagas limitadas a 20 participantes.


Maré é uma criação da Sons Vadios - Cooperativa Cultural, estrutura artística sediada na Nazaré, com interpretação de Abílio Caseiro (cavaquinho, bandolim, guitarra portuguesa, guitarra eléctrica), Celina da Piedade (voz, acordeão), Quiné Teles (percussão, voz), Sara Vidal (voz, harpa celta), Zé Francisco (guitarra, voz), João Espada (videografia) e Sónia Pereira (literatura portuguesa).


Nesta nova edição, o colectivo contou ainda com a participação especial do Coro Mútua, constituído por pessoas ligadas ao sector da Pesca, com quem já tinham trabalhado, precisamente aquando a ante-estreia do espectáculo, no 80º aniversário da Mútua dos Pescadores, em Novembro de 2022. A par das músicas, há também o contributo literário de João Delgado (Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Mútua dos Pescadores), Manuel Rocha (músico) e Abel Coentrão (jornalista), assim como ligações a vídeos de recolhas das músicas tradicionais e de ilustrações visuais, realizadas por João Espada.


A direcção musical e o trabalho de estúdio, misturas e masterização, esteve a cargo de Quiné Teles, em Ílhavo, com a colaboração de José Moz Carrapa na gravação do Coro Mútua, em Lisboa. O grafismo, ilustração e paginação é da autoria de Marcos Porto.


A edição física e digital estará disponível a partir do dia 31 de Maio e conta com o apoio da Mútua dos Pescadores, Fundação INATEL, Docapesca e Junta de Freguesia da Nazaré.

Recentes
bottom of page