top of page
Buscar
  • Foto do escritorArte Notes.

“The Tower”


Livro

Poeta, dramaturgo e escritor irlandês, uma figura central da literatura do século XX, William Butler Yeats nasceu neste dia, em 1865. Fundador do Abbey Theatre com Lady Gregory, Yeats foi um líder do Renascimento Literário Irlandês. Recebeu o Prémio Nobel de Literatura em 1923 e foi ainda Senador do Estado Livre Irlandês.


Nascido em Sandymount, Irlanda, e educado em Dublin e Londres, foi influenciado por lendas irlandesas e o oculto. A sua poesia inicial, lírica e lenta, foi influenciada por poetas como Keats e Wordsworth, enquanto a sua obra posterior se tornou mais realista e politizada. Entre as suas principais obras estão "The Wild Swans at Coole" (1919) e "The Tower" (1928).


“The Tower”, um dos poemas do livro com o mesmo nome, foi escrito durante o seu período de maturidade. É um poema poderoso que fala da deterioração da sua saúde física, da velhice, da sua visão de um homem ideal e das suas crescentes paixões por assuntos políticos e pessoais. O título do poema e do livro referem-se ao Castelo de Ballylee, uma torre normanda que Yeats comprou e restaurou em 1917. O poema abre com uma pergunta.


What shall I do with this absurdity —

O heart, O troubled heart — this caricature,

Decrepit age that has been tied to me

As to a dog's tail?

Never had I more

Excited, passionate, fantastical

Imagination, nor an ear and eye

That more expected the impossible —

(…)

Comentarios


Recentes
bottom of page