top of page
Buscar
  • Foto do escritorArte Notes.

"Relativity"


M. C. Escher "Relativity"

M. C. Escher "Relativity"


Conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e mezzotints, que frequentemente apresentam construções impossíveis, preenchimentos regulares do plano, explorações do infinito e metamorfoses geométricas, o artista M. C. Escher, ou Maurits Cornelis Escher, nasceu neste dia em 1898. As suas obras são notáveis pelas ilusões de ótica e uso de transformações geométricas, como translações, rotações e reflexões deslizantes, estabelecendo-o como um grande matemático geométrico.


"Relativity" é uma das imagens mais conhecidas, copiadas e parodiadas de Escher. Uma série de escadas cruzam-se num interior semelhante a um labirinto. A princípio, as escadas parecem ocupar um espaço ilusionista crível, mas após uma inspeção mais detalhada, os espectadores percebem que elas se encontram em ângulos impossíveis. Na verdade, a forma definida pelas três escadarias principais é uma famosa “forma impossível” chamada triângulo de Penrose.


O que torna esta impressão tão fascinante é como Escher toma esta curiosidade geométrica como ponto de partida para criar não apenas uma forma impossível, mas um mundo completamente impossível com múltiplas orientações simultâneas de gravidade. Ele não apenas imaginou como seria o interior de um edifício tão incomum, mas também forneceu vislumbres de um mundo exterior idílico através dos arcos no topo de cada escada. Com Escher, a "realidade" muda completamente, dependendo de como a observamos.



Comments


Recentes
bottom of page