top of page
Buscar
  • Foto do escritorArte Notes.

Poeta incontornável da literatura portuguesa


Luís Vaz de Camões


“E vós, Tágides minhas, pois criado

Tendes em mim um novo engenho ardente,

Se sempre em verso humilde celebrado

Foi de mim vosso rio alegremente,

Dai-me agora um som alto e sublimado,

Um estilo grandíloquo e corrente,

Porque de vossas águas, Febo ordene

Que não tenham inveja às de Hipocrene.


Dai-me uma fúria grande e sonorosa,

E não de agreste avena ou frauta ruda,

Mas de tuba canora e belicosa,

Que o peito acende e a cor ao gesto muda;

Dai-me igual canto aos feitos da famosa

Gente vossa, que a Marte tanto ajuda;

Que se espalhe e se cante no universo,

Se tão sublime preço cabe em verso.”


— Invocação às Tágides. Canto I, estrofes 4 e 5.


No Dia do Autor Português, e no ano em que se comemoram 500 anos do seu nascimento, referência a Luís Vaz de Camões, poeta incontornável da literatura portuguesa. Autor do poema “Os Lusíadas”, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. É o maior representante do Classicismo Português.

Comments


Recentes
bottom of page