top of page
Buscar
  • Foto do escritorArte Notes.

“O Mundo dos Outros”


Livro

«(...) Adorava aquela berraria de revolução débil como os rapazes de hoje se apaixonam pelo futebol. Sabia de cor os nomes dos tribunos. Conhecia-lhes o estilo, as imagens predilectas, os argumentos infalíveis e as apoteoses finais com girândolas de pombas e palavras a estoirarem fósforos de cor.


( ... ) E todos, em redor de mim, faziam o mesmo. Aplaudiam e berravam e choravam e cantavam como se aquela chusma de homens de "pêra" romântica tivessem exactamente a mesma idade do que eu e usassem também, por dentro, calções até aos joelhos e colarinhos à bébé ande apetecesse escrever "vivas à República" com o sangue dum dedo picado.( ... ) a recordação dos comícios, tão arreigados em mim, não me quis abandonar, nem à força de duches da razão. Persistiu. Resistiu. Insistiu. Continuou.


( ... ) é possível que todo aquele fogo humano e purificador fosse, afinal de contas, projectado pela minha alma de colarinhos à bébé. E eu, infelizmente, já envelheci. E o mundo, à minha roda, também envelheceu ao mesmo tempo que eu. (Mas não há meio de morrer, o estafermo!)»

 

in “O Mundo dos Outros” no cap. "A infância Estragada", em que José Gomes Ferreira, nascido a 9 de Junho de 1900, recompõe a rua republicana e a sua conhecida normalidade da agitação, provocada, neste caso, pelos comícios, e também por um sem número de cortejos, greves, atentados, sabotagens, intentonas, revoluções que agitaram os dezasseis anos do regime, entre 1910 e 1926.

Comments


Recentes
bottom of page