Imagem Wikipédia
Nascida a 26 de Maio de 1877, Isadora Duncan foi uma pioneira americana da dança e é uma figura importante nas artes e na história. Conhecida como a “Mãe da Dança Moderna”, foi uma autodenominada revolucionária cuja influência se espalhou da América para a Europa e a Rússia, criando sensação em todos os lugares onde se apresentou. O seu estilo de dança evitava a rigidez do balé e Duncan defendia a noção de espírito livre juntamente com os elevados ideais da Grécia antiga: beleza, filosofia e humanidade. Criou uma forma totalmente nova de dançar.
Dançarina, aventureira e ardente defensora do espírito livre, Isadora Duncan é uma das influências mais duradouras na cultura contemporânea e pode ser considerada a inventora do que veio a ser conhecido como Dança Moderna. Com trajes soltos, pés descalços e cabelos soltos, subiu ao palco inspirada nos antigos gregos, na música dos compositores clássicos, no vento e no mar. Isadora elevou a dança a um lugar de destaque entre as artes, devolvendo a disciplina às suas raízes como arte sacra. Duncan abandonou os espartilhos restritivos da era vitoriana e rompeu com o vocabulário do balé. Saindo do estúdio de dança com uma visão da dança do futuro, Isadora abraçou artistas, filósofos e escritores como seus professores e guias.
Segundo Isadora, o desenvolvimento da sua dança foi um fenômeno natural – não uma invenção, mas uma redescoberta dos princípios clássicos de beleza, movimento e forma. As suas danças nasceram do impulso de abraçar os desafios agridoces da vida, enfrentando o destino na sua própria jornada turbulenta, repleta de tragédia e êxtase. Estava determinada a “dançar uma dança diferente”, contando a história da sua própria vida através de expressões abstratas e universais da condição humana.
Chocando alguns membros do público e inspirando outros, Isadora representou um desafio às ortodoxias predominantes do seu tempo. Isadora foi uma campeã na luta pelos direitos das mulheres. Muitos viram uma visão gloriosa para o futuro na coreografia de Isadora. A sua influência no desenvolvimento de ideias e culturas progressistas desde a sua época até à nossa ainda não foi medida. Ela inspirou artistas, pensadores e idealistas em todos os lugares.
Referência: Isadora Duncan Dance Foundation