Lançado a 16 de Maio de 1966, "Pet Sounds" é hoje considerado a obra-prima do compositor e produtor Brian Wilson e é frequentemente aclamado como um dos melhores e mais influentes álbuns da música pop.
O álbum foi criado vários meses depois de Brian Wilson abandonar a turnê com a banda para focar a sua atenção na composição e gravação. Nele, teceu camadas elaboradas de harmonias vocais e instrumentos não convencionais, como sinos de bicicleta, apitos de cães, órgãos vibrantes, cravos, flautas, eletro-Theremin, instrumentos de cordas com som havaiano, latas de Coca-Cola e latidos de cães (o próprio cão de Wilson é destaque), junto com os teclados e guitarras mais usuais. Wilson essencialmente fez "Pet Sounds" sem o resto da banda, usando-os apenas para dar corpo aos arranjos vocais.
Quando criança, a sua mãe disse-lhe que os cães podiam captar “vibrações” das pessoas, de modo que latiam diante de “más vibrações”. Wilson transformou isso na ideia geral para a música "Good Vibrations", que se tornou o terceiro hit número 1 da banda nos EUA, com a faixa a ser gravada em vários estúdios de Los Angeles. O engenheiro de gravação diria mais tarde que a última versão soou exatamente como a primeira, seis meses antes.
A abordagem de Wilson foi, em alguns aspectos, um refinamento e desenvolvimento da famosa técnica ‘Wall of Sound’ criada pelo seu mentor e rival Phil Spector. Na verdade, Wilson afirmou que nomeou o álbum usando as iniciais de Spector.
Juntamente com "Revolver" dos Beatles e "The Piper at the Gates of Dawn" dos Pink Floyd, "Pet Sounds" é uma das primeiras obras-primas do rock psicodélico com os seus experimentos artísticos, letras psicodélicas, novos sons em guitarras, órgãos, pianos e outros instrumentos.
As fotos da capa do álbum foram tiradas no Zoológico de San Diego e, de acordo com as notas, “As fotos dos Beach Boys a alimentar uma variedade de cabras foram uma brincadeira com o título escolhido do álbum, 'Pet Sounds'. A ideia de que os sons ouvidos no álbum eram os sons ‘de estimação’ ou favoritos de Brian”.