top of page
Buscar
Foto do escritorArte Notes.

Canto Nono: Um canto a José Mário Branco - A Força (o Poder) da Palavra


Canto Nono

Canto Nono é um grupo vocal a capella, formado por oito cantores - quatro vozes femininas e quatro vozes masculinas, que conta já com mais de trinta e dois anos de atividade. As vozes do Canto Nono são: Dalila Teixeira, Joana Castro, Diana Gonçalves, Daniela Leite Castro, Lucas Lopes, Jorge Barata, Rui Rodrigues e Fernando Pinheiro.




O Canto Nono estreou em Abril de 2023 no Coliseu do Porto Ageas com o espectáculo "A Força (o Poder) da Palavra – Um Canto a José Mário Branco" que se encontra neste momento em digressão, incluindo canções das quais José Mário Branco, que foi diretor artístico do grupo entre 2000 e 2019, é autor da letra, da música ou criador dos arranjos.


Canto Nono «A Força (o Poder) da Palavra – Um Canto a José Mário Branco»

Canto Nono «A Força (o Poder) da Palavra – Um Canto a José Mário Branco»


É precisamente o registo sonoro do concerto do Coliseu do Porto que irá ser editado em finais do corrente mês de Maio de 2024, incluindo algumas das mais importantes e significativas composições de José Mário Branco, tais como “Cantiga de Trabalho”, “Recado ao Porto”, “Ronda do Soldadinho”, “Canção dos Torna-Viagem”, “As Canseiras Desta Vida”, “Remendos e Côdeas”, “Do que Um Homem é Capaz” ou “Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades”.


O concerto do Coliseu do Porto estará disponível em LP e numa Pen USB que comportará não só o registo áudio, como também vídeo, além de fotos, textos e outra documentação.


De referir ainda que este LP irá ser apresentado, no próximo dia 25 de Maio pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.


A participação em 1993 em dois seminários com Ward Swingle, fundador, na década de sessenta, do conceituado grupo Swingle Singers, foi determinante para a evolução do octeto, que continua a manter, no seu reportório, obras da autoria de Ward Swingle, algumas das quais elaboradas propositadamente para o grupo.


Em Maio de 1997 foi editado o primeiro registo discográfico do Canto Nono. No ano seguinte, uma faixa deste CD, “El Paisanito”, foi nomeada para prémio de melhor interpretação, na categoria de “Folk/World Music”, pela CASA (Contemporary A Capella Society of America).


Desde então, o Canto Nono tem estendido a sua atividade a inúmeros projetos e colaborações, tendo realizado concertos por todo o país e estrangeiro, nomeadamente na Alemanha, Espanha, Holanda e Macau, de onde se destacam a participação no Festival de Artes de Macau, o concerto «Viagem ao Mundo das Vozes», integrado no projeto MÚSICA PARA TODOS, o concerto no Concertgebouw de Amesterdão e o espetáculo “2012 FM STÉREO” no Rivoli Teatro Municipal.

Recentes
bottom of page